CorelDRAW® | Ilustrator® | Photoshop® | lndesign® |
FECHAMENTO DE ARQUIVOS
Introdução
Aqui você encontrará dicas sobre fechamento de arquivos para lhe auxiliar na hora de finalizar sua arte. Muito simples para algumas pessoas, complexo para outras, o fechamento de arquivo pode ser mais fácil do que você imagina. Siga os passos a seguir e logo você estará ainda melhor!
Definição de cores e suas diferenças
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtrativamente (cor pigmento). No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objetos que emitem luz (monitores, televisões, projetores, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho (R), Verde (G) e Azul (B) formam as cores. No segundo sistema, o CMYK (subtrativo ou cor pigmento), iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (V) e Preto (K).
RGB, CMYK e Pantone®
--RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue) que ao se misturarem por completo formam o branco. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "data shows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
--CMYK
O padrão CMYK é usado para impressão. Como o CMYK que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel e o CMYK usado nos sistemas de computador não passa de uma variação do RGB, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o número de possibilidade de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB. Alguns programas gráficos incorporam filtros que tentam mostrar no monitor como a imagem será impressa. Todos os arquivos devem ser convertidos por completo para CMYK, pois não imprimimos nenhum material com cores em RGB. CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
--Pantone®
Materiais impressos utilizam o sistema de quatro cores CMYK, enquanto que telas de computador usam o sistema RGB, e o acerto entre os dois pode ser extraordinariamente difícil. Enquanto que o sistema Pantone® funciona muito bem entre equipamentos de diferentes tipos, a transição da tela para impressão.
Não trabalhamos com impressão em Pantone, apenas CMYK.
Converter arquivos em PDF/X1-a
A sigla "PDF" significa Portable Document Format ou, em português, formato de documento portátil. PDF/X-1a é projetado para tornar arquivos pesados em mais leves fazendo com que a entrega seja mais rápida e segura. Isso requer que a cor de todos os objetos sejam impressos em CMYK ou local. Elementos em RGB e espaços de cor Lab ou marcados com perfis ICC não são recomendados para impressão. Ele também exige que todas as fontes usadas no trabalho sejam incorporadas no arquivo e não permite o uso de transparência e camadas.
CorelDRAW®
Siga atentamente o passo a passo informado aqui para não gerar nenhum erro em seu arquivo.
Ilustrator®
Pronto! Agora clique em "Salvar PDF" e terá seu arquivo finalizado para impressão.
Photoshop®
Antes de salvar seu arquivo em PDF, selecione todas as camadas, clique com o botão direito sobre elas e escolha "Mesclar Camadas". Assim você irá unir todas elas em apenas uma imagem, evitando que a conversão em PDF possa alterar seu arquivo de alguma forma.
Pronto! Agora clique em "Salvar PDF" e terá seu arquivo finalizado para impressão.
lndesign®
Conferir arquivos em PDF/X-1a antes de enviar para impressão
Mesmo que siga todos os passos anteriores, É muito importante que abra/confira o arquivo gerado em PDF/X-1a. Vamos mostra abaixo alguns pontos importantes para conferência:
Margens de Segurança (Confira a área de sangria do arquivo, desenvolver artes desrespeitando as margens de segurança podem comprometer todo o processo de produção do seu material);
• Tamanho da página (Crie seu arquivo seguindo exatamente a medida do gabarito específico para cada produto);
• Orientação da página (Confira a batida de verso/tombo da arte para que seu verso não saia de cabeça para baixo);
• Fontes (Não esqueça de converter as fontes em curvas/Create Outlines antes de gerar seu arquivo, fontes abertas podem gerar grandes transtornos e comprometer todo o seu trabalho);
Sequência de páginas (Principalmente para materiais com verniz localizado, a sequência de páginas é algo muito importante, siga atentamente as instruções de cada gabarito);